alavanca de câmbio
bike > alavanca de câmbio
As alavancas de câmbio são utilizadas para realizar a troca de marchas nas bicicletas, efetuando a troca no câmbio dianteiro e câmbio traseiro. Na compra da alavanca de câmbio deve ser verificada a quantidade de velocidades e a compatibilidade com as outras peças.
Existem vários tipos de alavancas:
Thumbshifter: Lançadas a princípio como alavancas simples, logo depois, ganharam indexação (um click representa uma mudança de marcha). Esse tipo de alavanca, também conhecida como alavanca de fricção, equipa atualmente bicicletas de passeio e modelos populares, com 5, 6 ou 7 velocidades. É necessário tirar as mãos das manoplas para fazer as mudanças, fato que as tornam perigosas quando se anda em piso irregular, podendo ocasionar quedas.
Alavancas giratórias: Conhecidas originalmente como Grip Shift (alavanca na manopla), que é marca registrada de um grande fabricante. Esse tipo de alavanca também chamado de punho giratório, é leve e confiável, equipando bikes de atletas de ponta pelo mundo todo. É fácil e seguro fazer as mudanças sem largar as manoplas e nem sequer abrir os dedos.
Rapid Fire: Provavelmente o sistema de alavancas mais conhecido da geração MTB, com 24 anos de bons resultados e muitos aperfeiçoamentos, foi um grande avanço no ciclismo fora de estrada, pois fez jus ao nome “fogo rápido”, trocas de marchas dinâmicas e seguras, sem soltar as manoplas. Recentemente recebeu mais um melhoramento, a “multi-liberação” permitindo efetuar trocas de marchas com o polegar e indicador, com um dedo em cada alavanca, ou fazer todas as trocas com o polegar.
EZ Fire: O conjunto de alavancas EZ Fire é um tipo de Rapid Fire simples, muito comum em bicicletas de entrada (linha mais econômica de uma marca). Tem as mesmas funções das alavancas mais sofisticadas “passar as marchas”, mas não é leve e veloz como os modelos para competição.
Manetes de Controle Duplo: Também conhecido como STI (Shimano Total Integration), é um sistema indexado de troca de marchas para bicicletas de estrada, com alavancas de freio e mudança de marcha na mesma peça. Fácil de usar, permite controle total, pois não é necessário largar o guidão ou freios para fazer as trocas.
Existem modelos mais simples, com um botão de passagem na manete o outro mais acima, no corpo da empunhadura, e modelos mais sofisticados, para competição, com os dois passadores acoplados à manete de freio.